Cinco razões para o Foursquare ser um sucesso!

26 out

O Foursquare demorou pouco mais de um ano para atrair o primeiro milhão de seguidores, mas apenas cinco meses para chegar ao segundo.

Depois de conseguir uma injeção de US$ 20 milhões do fundo de investimentos Andreessen Horowitz, Dennis Crowley, co-fundador e dono do serviço, disse em uma entrevista a BBC “que a geolocalização é o futuro das redes sociais e de qualquer outro serviço ligado a internet!”

Sendo assim, listei 5 motivos que considero importante  para o tal grande sucesso do Foursquare e o que a torna um Rede Social indispensável no futuro.

1 – Descontos e recompensas
Se os usuários escolhem ficar conectados a negócios locais – fazendo “check-ins” em lojas e outras empresas -, eles devem ter direito a certas “recompensas”. Por exemplo, aqueles que atingem o status de “prefeito” (por fazer a maioria dos check-ins em determinada área), recebem descontos na rede de cafeterias. Crowley disse que isso agrada os usuários e está preparando novos tipos de “recompensas”, que também serão mais pessoais.

2 – Ganhando o jogo
Distintivos e status de “prefeito” são as principais “mecânicas de jogo”, como Crowley as define, para incentivar os usuários do Foursquare a fazer os “check-ins”. No entanto, ele diz estar trabalhando com todo um repertório de novos mecanismos de jogos e regras para manter a competição entre os participantes do site e promete apresentá-los em breve.

3 – Resenhas “honestas” de locais
Quando uma pessoa faz um “check-in” em algum lugar, pode postar uma mensagem a respeito, compartilhada com seus amigos. Isso significa que alguém pode, por exemplo, comentar a qualidade da comida em um restaurante. Isso já ocorre no Twitter, mas o Foursquare, por ser um serviço baseado em localização, conta com uma vantagem, de acordo com Crowley. A falha do Foursquare é incentivar resenhas positivas em vez de sinceras. “Não odiar” é uma política do site, vista como capaz de atrair novos usuários. Mas se o serviço não corresponder aos elogios, isso pode depor contra o próprio meio onde é propagada.

4 – Gerenciamento eficiente das atividades
Crowley e o co-fundador do Foursquare, Naveen Selvadurai, criaram o site com a idéia de torná-lo “socialmente útil”. “Eu penso que há uma maneira mais fácil de organizar meu tempo em um lugar através de um aplicativo que meus amigos estão usando e atualizando”. Sites de alguns jornais americanos já usam um botão do Foursquare em suas matérias. Assim, uma resenha de um resturante ou evento pode ser adicionada aos perfis dos leitores com um clique.

5 – Buscas
Atualmente o Foursquare negocia parcerias em buscas com o Google, Yahoo e Microsoft. Isso permitirá ao Foursquare mostrar quais os locais e eventos vêm sendo mais procurados em cada cidade. A “experiência via buscas”, diz Crowley, é útil.

 

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