Como limpar suas trapalhadas nas Mídias Sociais em 5 passos

14 set

As Mídias Sociais funcionam em tempo real.  Estamos falando de conversas, não de releases.  A produção rápida e interação constante das mídias sociais tiram um pouco da “perfeição” de cada item de comunicação.

Isto é positivo… a “perfeição” está entre aspas porque na publicidade e comunicação tradicionais tudo é cuidadosamente revisado para que nenhuma palavra saia do contexto “institucional”.

O dinamismo das novas formas de comunicação trazem um importante aspecto humano, o que pode também pode trazer falhas naturais no processo.

Estas falhas podem tomar diferentes formas: gafes, vazamento de informações confidenciais, baixa qualidade no atendimento a um cliente, declarações impróprias, etc.

Mais importante do que a falha em si, é a reação da empresa quando ela ocorre. Naturalidade, transparência, ética e agilidade são fundamentais para que o público entenda e minimize a situação.  Inclusive, muitas vezes a empresa pode sair ainda mais fortalecida, se destacando pela forma como lidou com o caso.

1- Admita seu Erro

Humildade e honestidade são as únicas coisas que satisfazem a multidão da mídia social. Não tente encobrir seu erro, porque você não conseguirá. As mídias sociais são excessivamente públicas e em tempo real para retirar algo que você disse. Assuma a responsabilidade e você tirará grande parte da munição que outros poderiam usar contra você.

2- Responda diretamente e publicamente a objeções

Nem todos os consumidores são iguais.  Alguns serão mais influentes que outros, tanto em atacar quanto em defender sua marca.  Invista o tempo em descobrir os agressores mais barulhentos e perigosos, e responda a suas reclamações publicamente para alavancar a mesma influência que foi usada contra você.

3- Dê espaço para que as pessoas se manifestem

Se as pessoas ficarem nervosas, elas irão querer falar.  Você não pode impedi-lo, e precisa aceitar este fato.  No entanto, pode limitar a extensão dos danos.  Da mesma forma que em um incêndio real são criados bolsões para conter o fogo, tente administrar a situação criando um canal no qual o público possa expressar a frustração para você, ao invés de fazê-lo para todos que conhecem.  Não resolverá o problema, mas pode ajudar a salvar a floresta.

4- Faça algo correto

Faz parte da natureza humana tomar um ato isolado e extrapolá-lo em uma conclusão generalizada.  Não deixe que uma trapalhada na mídia social marque sua empresa como ignorante neste tipo de comunicação.  Faça algo correto, e faça-o agora.

5- Não repita o erro

Qualquer coisa que você tenha feito, passará (e talvez mais rápido do que você espera).  Não pense, no entanto, que apenas porque limpou o leite, a jarra está à prova de derrames.  Avalie o que ocorreu e porque.  Aprenda do erro para que nunca o repita.  Um novo erro similar pode ter uma repercussão ainda maior nas mídias sociais.

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Fonte: Eric Fulwiler

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